Nossa Hístoria

Nossa Hístoria de 1997 até 2019

Em 1993 a Federação Mineira de Jiu Jitsu forma dentre seus praticantes mais uma turma de faixas pretas dentre eles o Professor Roberto Ferreira da Silva, registro 070 pela FMJJ, aluno do Mestre Hilton Leão da Silva. Até então o atleta e competidor Roberto Ferreira dedicava-se exclusivamente a seus treinos e competições sem pretensões maiores.

Através de uma oferta do então conhecido Mestre Gere (Geremias) o professor Roberto Ferreira (Beto) começou a ministrar aulas dividindo espaço com o seu colega de equipe Geremias na União Israelense, sobe a supervisão, apoio e consentimento do Mestre Hilton Leão da Silva onde atendiam a um número pequeno de atletas interessados em conhecer e a praticar jiu jitsu, este trabalho foi realizado durante seis meses.

Com o crescimento da turma e com a impossibilidade de se abrir novos horários que atendessem aos atletas, estes, conseguiram junto ao proprietário da Academia Wall Street Fitness, Sr. Marcos Muniz, uma oportunidade de se abrir um espaço e um horário em suas dependências, era a primeira academia da zona sul a investir nesta modalidade esportiva.

Academia Wall Street Fitness e Associação Esportiva Leão Dourado - Primeira Parceria

Em fevereiro de 1994 iniciam-se as aulas de jiu jitsu na Academia Wall Street Fitness, o professor Roberto Ferreira (Beto) assume então o desafio e a responsabilidade de se levar à zona sul os ensinamentos desta modalidade.

Com a expansão e a necessidade de se atender com qualidade às pessoas que procuravam e se deslumbravam com o jiu jitsu o professor Roberto Ferreira (Beto) convida seu amigo e também recém formado Professor Hunderson Cláudio para dividir com ele a abertura de novos horários e turmas, que agora já davam os seus primeiros passos em competições esportivas.

Através de uma parceria entre a Academia Wall Street Fitness e a Associação Esportiva Leão Dourado, sob supervisão do Mestre Hilton Leão da Silva, e os trabalhos dos Professores Roberto Ferreira (Beto) e Hunderson Cláudio, viabiliza-se então a participação dos alunos da Academia Wall Street Fitness no Campeonato Mineiro, a Associação Esportiva Leão Dourado, torna-se Campeã da categoria Adulto Invicto do Campeonato Mineiro de 1995. Assim já se colhia os primeiros frutos de um trabalho sério e dedicado.

Nasce a Equipe Wall Street de Jiu Jitsu e uma Amizade Promissora

Em 1996 o Professor Roberto Ferreira (Beto) atendendo a uma solicitação de seus alunos registra junto a FMJJ a Equipe Wall Street Jiu Jitsu, desvinculando seus alunos da Associação Esportiva Leão Dourado, e se tornando também o Diretor Técnico de sua própria equipe, agora seus atletas passariam a competir e a divulgar uma nova logo e a buscar um novo conceito em treinamentos e técnicas.

Em meados de 1996, em um de seus treinos na Associação Esportiva Leão Dourado o professor Roberto Ferreira (Beto) conhece o atleta Alexandre Brasileiro de Queiroz (Alê), carioca, recém graduado faixa roxa pelo seu Mestre João Alberto Barreto que já visitava a academia a uma semana, depois de um treino pesado, um bate papo descontraído e a troca de algumas posições pintou um convite para uma visita do atleta a Academia Wall Street Fitness, onde os até então colegas de tatame passaram a treinos mais intensos.

Alexandre Brasileiro de Queiroz (Alê) passa a ser um elo importante entre o jiu jitsu praticado no Rio de Janeiro, sua cidade natal, e o jiu jitsu praticado em Belo Horizonte, contribuindo sempre que podia, auxiliava o professor Roberto Ferreira (Beto) demonstrando e ensinando novas técnicas e conceitos em treinamentos trazidos do Rio de Janeiro. A troca de experiências, de estilos de ensinamentos, e métodos de treinos fortalece a amizade dos amigos e contribui para o crescimento técnico da equipe e individual de ambos conquistando o respeito e a admiração de seus alunos.

Beto & Alê Jiu Jitsu - Uma União de Sucesso

Em meados de 1997 o Mestre João Alberto Barreto eleva o atleta Alexandre Brasileiro de Queiroz (Alê) a faixa marron de jiu jitsu, e este recebe de seu amigo o convite de dividir com ele turmas e horários na Academia Wall Street Fitness, convite aceito, o Professor Roberto Ferreira (Beto) passa a contar de uma maneira formal com um parceiro para gerenciar e coordenar os treinos e a Equipe.

Com a necessidade de se manter o alto padrão de qualidade e a oportunidade de se divulgar o trabalho até então desenvolvido apenas na Academia Wall Street Fitness, em outras academias foi estabelecida a utilização de um nome fantasia que demonstrasse a união e o comprometimento desses professores junto a essas instituições estabelecendo regras de condutas e responsabilidades, surge então uma parceria denominada Equipe Beto & Alê Jiu Jitsu.

Entre os anos de 1997 e 2003 a Equipe Beto & Alê Jiu Jitsu implantaram seu padrão de ensino, qualidade e método de treinamento em muitas academias de Belo Horizonte e região metropolitana, estendendo seu trabalho a cidades como Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Sete Lagoas, divulgando o jiu jitsu, obtendo reconhecimento, atendendo a um público variado, fortalecendo seus conceitos e princípios, e os resultados obtidos por tanto esforço e empenho não tardaram a aparecer e também foram divididos entre todos os graduados, atletas e alunos da equipe que contribuíram nesta etapa de evolução.

Beto & Alê Jiu Jitsu e Equipe Alliance Jiu Jitsu RJ e Academia Dida Training

Ao longo de seus cinco anos como Equipe Beto & Alê Jiu Jitsu, a equipe sempre buscou aprimorar-se e estar sempre atualizada com o que acontecia fora do território mineiro, assim aproveitando uma oportunidade de expansão da equipe Alliance Jiu Jitsu - RJ em outros estados do Brasil, e com o objetivo de associar nossa marca e logo a uma equipe que no momento gozava de inúmeras conquistas no cenário de competições nacionais e internacionais, realizamos uma parceria que durou apenas 1 ano com o professor, representante e atleta competidor Rodrigo Medeiros (Comprido) que oferecia-nos oportunidades de crescimento técnico e maior competitividade no marketing esportivo.

Embora tivéssemos obtidos mais oportunidades, conhecimentos e realizado contatos importantes neste um ano de parceria, esta se tornou inviável no ponto de vista financeiro e acreditando podermos alcançar nossos sonhos e com a certeza da continuidade de nosso crescimento resolvemos investir mais em nossa marca e na respeitabilidade de nosso nome defendido até então, retornando assim a assumir o nome de Equipe Beto & Alê Jiu Jitsu.

Em 1998 o Goleiro Dida (seleção brasileira) abre em Belo Horizonte uma das mais bem conceituadas Academias de Fitness e dentre as muitas contratações a Equipe Beto & Alê Jiu Jitsu também foi convidada a exercer em suas dependências um trabalho diferenciado que já realizava a mais de três anos em outras academias. No ano de 2000 a Dida vincula-se à FMJJ tendo assim sua própria equipe supervisionada pelos professores Beto & Alê, parceria esta que durou até dezembro de 2005.

Ao longo de sete anos de parcerias muitas conquistas foram atribuídas ao trabalho, ao incentivo e ao apoio dos diretores, coordenadores e também do esforço pessoal do próprio Goleiro Dida, ao qual toda a Equipe agradece.

Transformação da Equipe Beto & Alê Jiu Jitsu em Equipe Beto & Cia Jiu Jitsu

Dentre os muitos acontecimentos ocorridos entre 2001 e 2003, destaca-se a chegada de novos faixas pretas a equipe, Bruno Passos, Roseli Cristina e Andréia Aparecida, indicados ao exame pelo Mestre Hilton Leão da Silva e aprovados pela FMJJ. São realizadas as indicações dos atletas Pascoal Júnio e Alexandre Osório pelos professores Beto & Alê ao exame de faixa preta e suas aprovações pela FMJJ. A aprovação do Professor Alexandre Brasileiro de Queiroz (Alê) em concurso que o tirava de Belo Horizonte, levando-o para Brasília fez com que o Professor e Diretor Técnico da equipe Roberto Ferreira (Beto) tomasse algumas iniciativas que tinham como objetivo principal, aperfeiçoar a tomada de decisões e unificar todas as academias parceiras em uma só equipe o que viabilizaria o gerenciamento administrativo, essas decisões foram aprovadas pelos demais faixas pretas e instrutores da equipe para o ano seguinte.

Em Janeiro de 2004 foram registrados em todos os órgãos que regularizam e fiscalizam a modalidade de luta esportiva denominada jiu jitsu, bem como entidades promotoras de eventos, torneios e competições esportivas a alteração no nome da equipe que a partir de então passaria a ser conhecida como Equipe Beto & Companhia Jiu Jitsu.

A alteração no nome da equipe desde 2004 deixa toda a responsabilidade administrativa ao Professor e Diretor Técnico Roberto Ferreira (Beto), mas divide a responsabilidade de gerenciamento entre todos os professores faixas pretas, e instrutores faixas marrons da equipe.

Equipe Beto & Companhia Jiu Jitsu 2004 / 2010

Muito dos resultados alcançados em 2004 e 2005 deve-se a todo um trabalho de base realizado desde os primeiros rolas nos tatames de 1993 até hoje, tendo como precursor o Professor Roberto Ferreira (Beto) e seus muitos colegas, amigos, e colaboradores ao longo desses doze anos, portanto, estes mesmos, alguns nem tão assíduos, e outros não mais integrantes da Beto & Cia JJ devem-se sentir orgulhosos por todo o reconhecimento e títulos conquistados nestes anos e principalmente neste biênio.

1. Alunos, professores e instrutores campeões, vices e 3º colocados no campeonato mineiro pela FMJJ;

2. Alunos, professores e instrutores campeões, vices e 3º colocados nos brasileiros pela CBJJ, CBJJO e LBJJ;

3. Alunos, professores e instrutores campeões, vices e 3º colocados em pan-americanos pela FIJJ e CBJJ;

4. Alunos, professores e instrutores campeões, vices e 3º colocados nos mundiais pela FIJJ e CBJJ;

5. Alunos, professores e instrutores campeões, vices e 3º colocados em copas, torneios e eventos nos quais fora participantes;

6. Equipe Campeã Geral da 30ª Edição do campeonato Mineiro em 2004;

7. Equipe Bi-Campeões Categoria Adulto do campeonato Mineiro 2004 / 2005;

8. Equipe 3ª colocada Geral da 31ª Edição do campeonato Minério de 2005;

Muito Obrigado a todos, pois sem a contribuição de vocês não seriamos uma Equipe de vitórias, de superação, de união.

Atenciosamente, Roberto Ferreira (Beto) Professor e Diretor Técnico / Equipe Beto & Companhia Jiu Jitsu